Tendências AW20: moods sustentáveis

02 de Julho de 2019

Quando se fala em jeans, tudo é possível. A peça mais democrática do mundo é reinventada e cada temporada, acompanhada dos elementos de uma nova moda que flui a cada estação. O movimento de sustentabilidade já há algumas temporadas tem ganha força e levanta uma bandeira única, que traz consigo inúmeros elementos que ultrapassam as barreiras do meio ambiente para barreiras políticas e econômicas.

Para a temporada AW20, trouxemos dois mooods que exprimem os direcionamentos do jeanswear sustentável. Confira abaixo:

COMFY LIFE

A ótica do conforto e do minimalismo – individual e coletivo – traz um antilugar-comum fashion, que prega o oposto do estilo que domina a maioria dos editoriais – o ritmo workaholic de looks que fomentam o tudo-ao-mesmo-tempo-agora. A ideia é desacelerar de forma fluida e orgânica. Compreender o valor da vida holística pautada por nós mesmos, sem a rigidez despropositada ou excesso de disciplina. Com foco no prazer, na serenidade e na introspecção – recolhimento que privilegia a ideia do lar como sinônimo de placitude, a casa versus o caos.

20190408_Vicunha_Comfy0083 copia.jpg

Calça: Agar (linha Absolut Eco)

Nesse mood, o slow fashion e a qualidade das peças são protagonistas. Fibras naturais, upcycling, responsabilidade no consumo são elementos e o high-low de rusticidade e alta qualidade transitam em uma alfaiataria desconstruída, grandes proporções, o design funcional e peças com caráter unissex.

20190408_Vicunha_Comfy0161 copia.jpg

Camisa e vestido: Plume (100% algodão) by @heloisafariabrand

Próxima da natureza, a trend traz tingimentos naturais ou nuances que remetem à opacidade dos primeiros raios de sol, da folhagem das plantas, tudo em tons pastel. Afinal, a nova perspectiva do corpo, da consciência e do espírito é cuidas do coletivo e da natureza através de si mesmo.

DEFENDERS

Um novo ativismo ganha força entre não conformistas e dissidentes da nossa tão problemática conjuntura. E, a partir do guarda-roupa, ajuda a remodelar uma sociedade mais justa.

190416DNY19892.jpg

Casaco: Agar (linha Absolut Eco) Italy (linha Soft Denim) 

Formado por jovens dispostos a promover uma positiva crise de identidade, esse novo movimento abala a estabilidade corrente. A ideia é deslocar suas estruturas até cenários, enfim, plurais. Trocando em miúdos, os Defenders lançam mão da diversidade sem medo, num ímpeto de honestidade e transparência. Por isso, pense em looks de atitude, exaltados pela customização e o handmade: toda a valorização do social que está por trás do artesanato, um balanço vintage que remete a assuntos urgentes. O foco agora é nos pequenos negócios autorais e, claro, com processos sustentáveis. O eixo é trajar com propósito, celebrando a autenticidade e a imperfeição. Neste novo fôlego, se expressam os detalhes, a individualidade na força coletiva para propor novos caminhos de pensamentos com relação a nossas roupas.

190416DNY19830.jpg

Casaco a dir.: Agar (linha Absolut Eco) Italy (linha Soft Denim) by @ufowaystore