VIPREVIEW A/W20: conforto e sustentabilidade em lançamentos e palestras

21 de Maio de 2019

Nos dias 14 e 15 de maio aconteceu a esperada edição do VIPREVIEW AW20, que chega desta vez sob o conceito do “Universo Sensorial”, traduzido através de lançamentos versáteis e pautados pelo conforto e pelo toque.

Os artigos apresentados nesta coleção refletem o universo de sensações e possibilidades oferecidos pelo jeanswear e se alinham à nossa filosofia em busca de uma moda cada vez mais colaborativa, criativa e responsável com o meio-ambiente, desta vez, sob a ótica do bem-estar. O conforto é a estrela da temporada e o aspecto sensorial é reforçado nos lançamentos com misturas de fibras, construções em sarjas marcadas e coatings que conferem toque e visual diferenciado aos tecidos. Ecológicas, as fibras Modal e Lyocell são os destaques deste Vipreview e aparecem em bases que oferecem extrema maciez, frescor e respirabilidade.

 

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Galeria Denim

 

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Galeria Color

 

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Lançamentos Denim

 

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Lançamentos Color

 

Em perfeita sintonia sustentável, a fibra Modal é produzida a partir da celulose encontrada na madeira e atende a altos padrões de proteção ambiental, apresentando como principais propriedades sua resistência, maciez - que permanece mesmo após repetidas lavagens – e sua alta capacidade de absorção, propiciando cores brilhantes e de alta intensidade. Já o Lyocell, fibra 100% biodegradável, resistente e fresca, oferece uma combinação única das mais desejáveis propriedades, como maciez, resistência, frescor, transporte de vapor de umidade e redução de proliferação de bactérias.

Nesta temporada, destacamos também artigos em linha já consagrados que reforçam o conceito da coleção, atrelando sustentabilidade à experiência sensorial oferecida pelos tecidos. Entre elas, a linha Absolut Eco apresenta artigos em denim que economizam até 95% de água e até 90% de químicos em sua produção, além de utilizar matéria-prima reciclada e não passar por processos de tingimento. Outros highlights ficam por conta das linhas Soft Denim, com bases de visual sofisticado e diferenciados pelo toque ultramacio e aveludado; e Metallic Denim, que surpreende ao oferecer índigos premium com fios de LUREX® Supersoft em sua composição, com brilho permanente em toda sua extensão.  

A partir destes direcionamentos, apontamos as tendências Pretty Ugly, Another Man, Comfy Life e Defenders, formadas por orientações técnicas que inspiram o mercado com as melhores referências em bases, shapes, acabamentos e lavagens. No showroom, nossos visitantes puderam conferir essas referências e inspirações em diferentes peças criadas em parceria com estilistas, marcas e private labels parceiros. Lavanderias nacionais e internacionais como The Italian Job, Kaiser (dystar), Tonello, Jeanologia, Barra 7, Emphasis, Lavinorte, Pelco/Prointex, Chemical Tailor, Lorsa, Queen, Comask e YD também foram convidadas para trazer diferentes interpretações aos nossos lançamentos e tendências.

 

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Macrotrend Preety Ugly

 

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Macrotrend Defenders

 

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Macrotrend Comfy Life

 

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Macrotrend Another Man

 

Inovação e Eficiência

Com foco em inovação tecnológica e economia de recursos, apresentamos nesta edição uma parceria inédita com a Tonello, empresa especializada em tecnologias de acabamento de vestuário que ajuda marcas, lavanderias e fábricas de tingimento a produzirem produtos mais sustentáveis. As gigantes do setor apresentaram no showroom uma série de peças criadas a partir de artigos Less Water - que economizam até 95% de água em sua produção - e trabalhados com técnicas sustentáveis de lavanderia, comprovando que é possível criar efeitos incríveis no jeanswear com impacto ambiental reduzido.

 

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Paineis de economia de recursos nos processos de acabamento da Tonello 

 

Ainda, apresentamos pela primeira vez ao mercado o projeto VDigital Collections, coleções assinadas pelo Godfather do Denim, Adriano Goldschmied, através do inovador MYR LOOK CUSTOMIZER, software dedicado para o design fashion que desenvolve customizações no jeans em uma plataforma 100% digital. Reconhecido como um dos mais influentes designers do mundo na indústria do denim, Adriano traz seu know-how para criar peças em bases Vicunha personalizadas através da ferramenta, que permite projetar e customizar criações de estilo de maneira sustentável, otimizada e livre, e oferece a visualização de diversos efeitos em tecidos, estamparia e lavanderia.

 

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VDIGITAL COLLECTIONS - com MYR LOOK CUSTOMIZER e Adriano Goldschmied 

 

Sustentabilidade em foco

Como um de nossos principais pilares estratégicos, apresentamos nesta edição uma programação recheada de conteúdos sustentáveis. No dia 14, apresentamos com exclusividade ao mercado os dados inéditos do projeto Pegada Hídrica, em parceria com o movimento ECOERA. Pioneira no Brasil, a iniciativa mapeou o consumo de água em todo o ciclo de vida de uma calça jeans, do plantio ao consumidor final. Desde o lançamento do projeto, em novembro de 2018, a Vicunha e o ECOERA, junto à H2O Company e à Iniciativa Verde, viajaram pelo país para levantar o gasto hídrico dos sete elos da cadeia. A apresentação dos números contou com a participação de Chiara Gadaleta, fundadora do movimento ECOERA, e Marcel Imaizumi, diretor executivo de Operações, Supply Chain e Novos Negócios da Vicunha.

Já no dia 15, a tarde foi dedicada ao algodão sustentável, que contou com representantes dos programas BCI (Better Cotton Initiative) e ABR (Algodão Brasileiro Responsável). A Sustainable Cotton Meeting acontece pela primeira vez no Brasil e se propõe a trazer esclarecimento sobre o algodão sustentável e auxiliar varejistas e confeccionistas a agregar valor ao produto através de uma cadeia de fornecimento mais responsável, transparente e ética.

A programação também incluiu palestra da diretora de Pesquisa & Desenvolvimento da Tonello, Alice Tonello, e conteúdos de tendências ministrados pela cool Hunter da Vicunha, Lorena Botti.

 

 

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Pegada Hídrica Vicunha

 

 

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Lorena Botti - Cool Hunter (Vicunha Têxil)

 

 

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Alice Tonello - Diretora de Pesquisa & Desenvolvimento (Tonello)

 

 

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Marcio Portocarrero - Diretor Executivo (ABRAPA)

 

 

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Daren Abney - Gerente de Marketing (Better Cotton Iniciative)

 

 

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Amelia Sidumo - Coordenadora Regional para a África do Sul (Better Cotton Iniciative)

 

 

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Chiara Gadaleta - Fundadora  Movimento ECOERA